quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Texto da disciplina de artes refletindo sobre"Como sabemos o que é arte"


O que é arte?

Como nós sabemos quando falamos de arte falamos de uma área muito ampla, ou seja muitas vezes não nos identificamos com o que é colocado como arte pela sociedade , mas não é por isso que deixa de ser arte, muitas das vezes a arte não é apenas o que vemos, o discurso que está por trás é muito maior do que apenas a parte visual que tanto julgamos.

   É muito difícil definir o que é uma artista e o que é arte, mas acredito que tudo que mostre nosso pensamento nossas ideias e nosso jeito, é arte, a originalidade é o que define e torna cada artista diferente do outro e por muito tempo essa originalidade foi colocada como “regra”, para designar alguém como artista. Mostrando assim cada maneira diferente de se expressar e mostrar seu lugar no mundo de cada artista.

 Mas essa ideia de originalidade definir um artista vem caindo com o tempo, pois precisamos entender que nada é 100% original quando se fala em arte, sempre tudo que fizemos, por menor que seja, leva alguma inspiração. Podemos tomar o exemplo do estilo de arte, a releitura, que se utiliza de algo pronto para montar sua ideia a partir disso e, exatamente por se utilizar de algo pronto por muitos na sociedade não é colocado como sendo arte. Mas porque? Se temos como conceito de arte “uma forma de expressão através de desenhos, dança, música, escultura, teatro etc” se é uma forma de expressão, porque é não e considerado arte se expressar com algo já pronto? Por que é cópia? Não! Inspiração não é cópia, há uma grande diferença!

  Com o mundo globalizado em que vivemos, vivendo na era da internet onde temos acesso a praticamente tudo, as cópias se tornam cada vez mais frequentes, mas o que é cópia? A cópia é o ato de utilizar algo criado por outro artista e colocar aquilo como sendo uma criação inteiramente sua sem der nenhuma credibilidade ao artista original. isso é crime e não arte!

    A arte é a mais bela forma de expressão, é aonde nós podemos mostrar nossas ideias e percepção do mundo da maneira que nós nos sentirmos confortável com o que gostamos de fazer, mostrar o que temos de melhor para sociedade, e queremos mostrar isso sem nenhum julgamento!

  Como diz George Bernard Shaw, “Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário